14 de abril de 2010

Dia Mundial do Café



"A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de kahwah ou cahue (ou ainda qah'wa, do original em árabe قهوة). Enquanto na língua turco otomana era conhecido como kahve, cujo significado original também era "vinho". A classificação Coffea arabica foi dada pelo naturalista Lineu.

O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época."

in Wikipedia

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Café. Nada melhor para marcar a data, do que um pequeno texto sobre a sua origem, e aproveitar a beber um... quer seja Expresso, Cappucino, Mochaccino, Café Latte, Machiatto, Café au Lait, Café Mocha, ou qualquer outra combinação.

Já agora, deixo aqui um link (retirado do site www.espressoplanet.com) com algumas receitas de bebidas com café, para quem quiser experimentar.

7 de abril de 2010

Notícias Insólitas - Vol. II

Vou aproveitar para expandir já esta nova secção, com...


Os 7 maiores roubos de sempre


Não estou a falar dos mais rentáveis, estou mesmo a falar dos maiores... as maiores coisas alguma vez roubadas.

A lista é curta mas impressionante:


7. Um sino com 1.360Kg


6. Uma praia (daquelas com areia)


5. Um tanque M60 Patton de 57 toneladas


4. Uma ponte


3. Uma igreja


2. Um petroleiro, completamente cheio


1. O Empire State Building


Impressionados? Todos os detalhes aqui.

Notícias Insólitas - Vol. I

Vou inaugurar aqui uma secção, para divulgação de notícias insólitas, incríveis, ou simplesmente estúpidas.
Podem aparecer de inúmeros lugares, e sempre que possível, citarei a sua fonte. E acreditem, há por aí muita gente maluca....


Ora aqui vamos nós!

Mulheres tentam entrar em avião com familiar morto
Na tentativa de poupar £3000 (libras inglesas, ou GBP) pelo transporte do morto no porão do avião, sentaram o familiar falecido numa cadeira de rodas, com uns óculos na cara e chapéu na cabeça, e disseram que estava a dormir.


Obesidade na prisão, não!
O director de uma prisão (não fixei onde) achou que os detidos estavam a engordar, por não fazerem nada o dia todo, sem ser ver televisão.
Então, teve a ideia de ligar as TV existentes a uns dínamos acoplados a bicicletas fixas, que produzem a electricidade necessária para a TV quando se pedala.
Queres ver TV? Então dá às pernas!


in Correio da Manhã, 07-04-2010